Direção hidráulica
É o sistema com mais uso nos carros que circulam no Brasil. A direção fica mais leve devido a uma bomba que faz circular o óleo dentro da caixa de direção. Essa lubrificação auxilia na hora das manobras. O bombeamento do óleo é impulsionado pela força do motor. Ou seja, só funciona com o carro ligado.
Direção elétrica
Nesse sistema existe um motor elétrico junto à caixa de direção para auxiliar seu braço e deixá-la mais leve. Ele é mais prático porque não precisa da tradicional bomba hidráulica e do fluído de óleo que são usados nos sistemas de direção hidráulica. O único problema que pode ocorrer é pane no sistema elétrico. Se isso acontecer, porém, a direção ficará pesada, mas não irá travar. O motorista seguirá com o controle do carro.
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O sistema de direção hidráulica necessita de manutenção periódica, conforme recomenda o manual do proprietário de cada carro. É recomendável a troca do óleo da direção hidráulica a cada 50 mil KM ou pelo menos uma vez por ano.
O motorista deve checar regularmente o nível do reservatório. Se o óleo estiver acima ou abaixo do nível, a direção ficará pesada. Além da troca do fluido hidráulico é importante fazer o alinhamento e a troca da correia do motor que aciona a bomba hidráulica.
Caso a direção elétrica pare de funcionar, ela ficará dura, mas o motorista continuará tendo controle do veículo. É importante que nas manutenções regulares seja feita uma análise dos sensores e atuadores de direção elétrica.
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